Notícias

Drones vão transportar sangue para salvar vidas em Ruanda

14/10/2016 00:00

Um drone branco com asas vermelhas parte de uma rampa de lançamento: a bordo transporta sangue para o hospital de Kabgayi, oeste de Ruanda, a poucos quilômetros de distância.

Esta semana Ruanda apresentou a primeira base de drones que serão utilizados para abastecer de sangue 21 clínicas da região oeste do país. A base fica em Muhanga, a 50 km da capital do país, Kigali, e será inaugurada esta sexta-feira na presença do presidente Paul Kagame.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a África tem a maior taxa de mortalidade materna do mundo por causa das hemorragias pós-parto. O acesso às transfusões de sangue é crucial para as mulheres do continente.

Ruanda não é uma exceção e a topografia íngreme do "país das mil colinas" dificulta o transporte por rodovias, sobretudo durante a temporada de chuvas.
"O sangue é um bem precioso e não é possível armazená-lo em grande quantidadee em cada centro de saúde do país", explica à AFP Keller Rinaudo, diretor geral da empresa americana de robótica Zipline, que projetou a base e seus 15 drones.

"O sistema permitirá ao governo de Ruanda fornecer instantaneamente transfusões de sangue vitais a qualquer cidadão no país em entre 15 e 30 minutos", garante.
O projeto é realizado com a colaboração da aliança internacional Gavi, criada no ano 2000 para facilitar a distribuição de vacinas em todo o mundo, e a Fundação UPS, que desembolsou 1,1 milhão de dólares.

O governo ruandês terceiriza o fornecimento das bolsas de sangue a Zipline por um custo quase equivalente ao do transporte viário, segundo a empresa americana.
Os drones "Zips" têm o formato de um pequeno avião. Funcionam com energia elétrica graças a baterias e dispõem de uma autonomia de 150 quilômetros. Cada drone pesa 13 quilos e pode transportar uma carga de 1,5 kg, o que representa três bolsas de sangue.
Os aparelhos partem com uma propulsão de 80 km/h da rampa de lançamento e alcançam até 70 km/h em pleno voo: podem realizar 150 entregas por dia de forma autônoma.

Sob uma tenda, os técnicos acompanham as operações em laptops e vários funcionários reúnem as pequenas caixas vermelhas de papelão equipadas com um paraquedas que contém as bolsas de sangue. Os aparelhos devem lançá-las quando estiverem a 20 metros do chão.
Em 2017 será construída uma segunda base com o objetivo de que os drones possam percorrer os 26.000 quilômetros quadrados do pequeno país da região dos Grandes Lagos.

"São voos que salvarão vidas. Hoje é o sangue, amanhã as vacinas", comenta entusiasmado Gregg Svingen, diretor de comunicação da UPS. Ele indicou depois que o projeto pode ser exportado para outros países.

Perguntas Frequentes

- Solicitar direto na administração do plano
- Solicitar pelo e-mail www.financeiro@plamesc.com
- Retirar a 2ª via no site www.plamesc.com.br

Os planos e saúde possuem carências nas quais precisam ser cumpridas. Isto pode diversificar de um contrato para o outro. Para saber mais sobre as carências do seu plano entre em contato pelo telefone (24)3323-3775.

O plano usufrui de um dos maiores hospitais da região para internações, um centro-médico com infraestrutura moderna e uma rede ampla de consultórios. Tudo isto pode ser visto no site www.plamesc.com na área de SERVIÇOS.

A solicitação pode ser feita direto na administração do Plamesc tendo o prazo de 15 dias úteis para a entrega da mesma.

Seguindo a tabela de dias para autorização concedida pela ANS (Agência Nacional de Saúde) os prazos variam de 2 a 21 dias, dependendo sempre do tipo de procedimento que está sendo solicitado.

Ainda com dúvidas?
Fale conosco no telefone (24)3323-3775
WhatsApp: (24)99998-8475

Fale com a Plamesc

Envie sua mensagem para nós. Nossa equipe de
atendimento está pronta para tirar todas suas dúvidas.

Solicitar Cotação
Fale Conosco
Atendimento pelo WhatsApp

PLAMESC
Rua São Sebastião, nº 32 , Centro, Barra Mansa - RJ | CEP: 27345-480

Política de Privacidade