Notícias

Vacinação contra a COVID-19

20/08/2021 00:00

A vacina é segura?
Sim. Todas as vacinas que são licenciadas são rigorosamente testadas. Tanto o registro ou mesmo a autorização emergencial só são realizados à partir de estudos que comprovem a segurança e a eficácia das vacinas. Mesmo após seu registro, há um monitoramento rigoroso de eventuais eventos adversos, tanto em estudos científicos como pelas equipes de vigilância epidemiológica e sanitária.

Como as vacinas funcionam?
As vacinas atuam na prevenção, induzindo a criação de anticorpos por parte do sistema imunológico. Reduzem a possibilidade de infecção, porém caso a infecção ocorra, a vacina evitará sua evolução para quadros mais graves e principalmente a morte. É importante saber que há uma demora de alguns dias para esta resposta do organismo. Assim, nos primeiros dias após a vacinação, pode ocorrer tanto a manifestação de uma infecção que pode ter ocorrido alguns dias antes, como também é possível se infectar e transmitir a doença antes que comece a produção de anticorpos. Por isso é fundamental manter as medidas de prevenção e higiene.  No caso da vacina contra a Covid-19, é importante saber que para ser imunizado é necessário tomar as duas doses da vacina.  A segunda dose deve ser aplicada num intervalo de 14 a 28 dias em relação à primeira dose, no caso da Coronavac (Sinovac/Butantan) e de 90 dias no caso da Covishield (Astra Zeneca / Fiocruz).

O que a vacina garante em termos de proteção?
As vacinas disponíveis atualmente no Brasil  oferecem alta proteção para evitar casos graves e óbitos. Nos estudos realizados, a vacina CoronaVac,  produzida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan,  a eficácia global (proteção contra qualquer forma da doença) foi de 50,38%, com duas doses da vacina. Porém, evitou que 78 a cada 100 pessoas  tivessem sintomas da doença que levassem à necessidade de procurar algum atendimento médico, ambulatorial ou hospitalar. No caso da vacina Covishield, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca/Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz, a proteção global foi de  73,43% após duas doses da vacina.

Que efeitos adversos posso esperar da vacina?
Todas as vacinas licenciadas são testadas de forma rigorosa. O registro e a autorização emergencial somente são realizados depois de concluídos estudos que comprovem a segurança e eficácia das vacinas. Além disso, mesmo depois do registro, é feito o monitoramento para acompanhar eventuais efeitos adversos. Já são milhares de doses aplicadas. O que se observa é que as vacinas são muito seguras. Apesar de pouco comuns, podem ser observados eventualmente sintomas como dor de cabeça, dor muscular, febre baixa, dor ou vermelhidão no local da aplicação.

Quais vacinas estão autorizadas no Brasil?
Até o momento a Anvisa autorizou o uso emergencial de cinco vacinas: a CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, vacina Covishield, produzida pela farmacêutica  Serum Institute of India, em parceria com a AstraZeneca/Universidade de Oxford/Fiocruz, a vacina da Pfizer/BioNTech, a vacina Janssen/Johnson & Johnson e a vacina Sputnik V que deve chegar ao Brasil nos próximos dias.

O Brasil também já está autorizado a receber vacinas do consórcio Covax Facility. A aliança global Covax é coliderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI) e pela Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi), em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

REINFECÇÃO

Pessoas que contraíram a Covid-19 na primeira fase da epidemia têm risco de contrair novamente?
Sim, a ocorrência de reinfecção está comprovada e a primeira infecção pode ter ocorrido em qualquer momento desde o início da pandemia, não se limitando ao início dela.

Há casos de pessoas que tomaram vacina e contraíram a doença. Por que isso ocorre?
Sim, isso é possível visto que a vacina em muitos casos não impede que a pessoa se contamine com o vírus. As vacinas têm se mostrado eficazes para diminuir os casos que necessitam hospitalização dentre eles os casos graves e óbitos. Isso também pode ocorrer pela contaminação ter ocorrido alguns dias antes da vacina ou logo nos primeiros dias após a aplicação da vacina, antes de desenvolver a proteção. Por isso é importante continuar com as medidas de proteção não farmacológicas como o uso de máscara, higienização pessoal e distanciamento social para evitar a circulação do vírus.

TRANSMISSÃO / VACINAÇÃO

Uma pessoa vacinada pode transmitir Covid-19?
Sim. As vacinas atualmente disponíveis não impedem totalmente que uma pessoa contraia o vírus, e muitas vezes podem aparecer sintomas clínicos. O que se espera é que esses sintomas sejam mais brandos. Desta forma, uma pessoa pode contrair e transmitir o vírus mesmo que seja vacinado.
Pessoas vacinadas que tiveram contato com uma pessoa infectada devem ficar em isolamento?
Sim, esse isolamento é importante, visto que mesmo que uma pessoa seja vacinada, ela pode contrair o vírus e transmitir a doença.

PRIORIDADES

Quem deve ser imunizado?
Neste primeiro momento, recomenda-se realizar a vacinação com equipes volantes, nos próprios serviços de saúde priorizados para a vacinação (serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19), Instituições de Longa Permanência de Idosos, residências inclusivas de pessoas com deficiência e em terras indígenas.

Quem já teve a doença ou está com sintomas de Covid-19 deve ser vacinado?
Se a pessoa não tem mais sintomas e a doença ocorreu há bastante tempo, deve tomar a vacina, pois existe risco de reinfecção. Se a pessoa estiver doente, com algum sintoma, tanto de quadro gripal, como mais grave, a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas, ou do último teste (RT-PCR) com resultado positivo, mas ela deve ser vacinada em seguida. Isso não se deve a algum risco em relação à vacina, mas para se evitar atribuir à vacina as manifestações da própria doença.

Quando serei imunizado?
A vacinação será realizada seguindo-se uma ordem de prioridades. À medida que mais doses das vacinas forem disponibilizadas, mais pessoas serão imunizadas. Por isso, fique atento às informações da sua cidade e saiba quando será a sua vez de se vacinar. Vacine-se. A vacina é segura!

Perdi a vacinação da minha faixa etária. E agora?
Procure informações no seu município sobre como se vacinar. Os municípios podem apresentar diferenças na organização da vacinação. Geralmente não há problema em se vacinar em período posterior, mas alguns municípios estão agendando dias específicos da semana para atender a grupos já contemplados em etapas anteriores.

Onde estão os postos de vacinação na minha cidade?
A organização da vacinação será definida por cada um dos municípios, desta forma é importante ficar atento às informações disponibilizadas na sua cidade  com a relação dos postos de vacinação e o público que será vacinado.

Será feito cadastramento para tomar vacina, em faixas etárias mais novas?
A organização da operacionalização da vacinação está sendo definida de forma diferente em cada estado e mesmo entre os municípios de um mesmo estado. É importante buscar a informação de como está sendo operacionalizada no seu município.

GRÁVIDAS

Grávidas poderão em algum momento tomar a vacina contra Covid-19?
Está suspensa a vacinação de grávidas e puérperas  SEM COMORBIDADES com qualquer vacina contra covid-19. No entanto, aquelas que têm algum problema de saúde devem ser imunizadas com doses da Coronavac ou Pfizer. Está suspensa temporariamente a vacinação das gestantes e puérperas com a vacina Astrazeneca/Fiocruz.

No desenvolvimento da vacina, foram feitos testes para grávidas?
Grávidas não foram testadas no desenvolvimento das vacinas pois, normalmente, são testadas em etapas posteriores, quando outros grupos já tiveram sua segurança e eficácia comprovados.

Qual a segurança de aplicar vacina em grávidas se testes não foram feitos neste grupo?
Ainda que a segurança e eficácia das vacinas COVID-19 não tenham sido avaliadas neste grupo, ressalta-se que as vacinas de plataformas de vírus inativado já são utilizadas por esse grupo de mulheres no Calendário Nacional de Vacinação, e um levantamento de evidências sobre recomendações nacionais e internacionais de vacinação com vacinas COVID-19 de gestantes, puérperas e lactantes em sua maioria defende a vacinação das mulheres nessas condições, se pertencentes a algum grupo prioritário. Considerando ainda o momento pandêmico atual no Brasil com elevada circulação do SARS-CoV-2, o Programa Nacional de Imunizações, diante das avaliações do risco X benefício, subsidiado pelas discussões na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis e Câmara Técnica Assessora em ações integradas a Assistência à Gestante e Puérpera no contexto do coronavírus (covid-19), decidiu por recomendar a vacinação contra a covid-19 de todas as gestantes e puérperas.

VACINA GRIPE X VACINA COVID-19

É preciso dar um intervalo entre a vacina de gripe e a vacina contra Covid-19?
Sim. O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 prevê um intervalo mínimo de 14 dias entre a vacina contra Covid-19 e qualquer outra vacina. Isso se aplica também à vacina contra gripe.

Minha faixa etária para vacinação contra covid vai coincidir com a vacinação contra gripe. Qual devo priorizar?
As duas vacinas são importantes, por isso é indicado que se tome as duas. O Ministério da Saúde orienta que a prioridade deve ser para a vacina contra a Covid-19. Lembre-se que é necessário respeitar um intervalo de no mínimo 14 dias entre uma vacina e outra.

VACINA BUTANTAN / VACINA FIOCRUZ

Qual a diferença entre a vacina do Butantan e a da Fiocruz?
A Covishield, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca/Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz, é uma vacina que utiliza o que chamamos de vetor viral. Para desenvolvê-la, uma proteína do SARS-CoV-2  é inserida num adenovírus. Uma vez alterado, esse adenovírus é usado para preparar a vacina. O organismo da pessoa que recebe a vacina “aprende” a reconhecer o vírus e a desenvolver formas de defesa. Se for infectado, o corpo saberá reconhecer o invasor e combatê-lo a tempo.

A Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, é uma vacina que contém o vírus SARS-CoV-2 inativado (os próprios vírus que causam a COVID-19, mortos).

Outra diferença é que o prazo entre a primeira e a segunda dose.  No caso da Coronavac, o intervalo é de 2 a 4 semanas. No caso da Covishield, é preciso aguardar 12 semanas  entre uma dose e outra.

SEGUNDA DOSE

A segunda dose tem de ser do mesmo fabricante?
É fundamental que o esquema de vacinação seja realizado com a mesma vacina, isto é, se a primeira dose foi feita com a Coronavac, a segunda também deve ser feita com esta vacina.  O mesmo ocorre com a Covishield ou qualquer outra vacina contra  Covid-19.

O que devo fazer se perder o prazo para a segunda dose?
É importante completar o esquema vacinal. Se por algum motivo o prazo para receber a segunda dose foi perdido, procure vacinar-se o mais rapidamente possível.

PROTEÇÃO CONTRA NOVAS VARIANTES

As vacinas protegem contra as novas variantes do vírus?
Vários estudos estão em andamento para avaliar a eficácia da vacina diante das variantes que já foram identificadas. Os estudos preliminares indicam que sim.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Ainda preciso manter as medidas preventivas, como distanciamento social, uso de máscara e limpeza das mãos com álcool em gel?
Sim, principalmente porque neste primeiro momento apenas uma parcela da população será imunizada e a vacina leva alguns dias para fazer efeito. Além disso, essas medidas auxiliam na prevenção de várias outras doenças.

PNI

O que é o Programa Nacional de Imunização (PNI)?
O PNI existe desde 1973. Foi criado com o objetivo de coordenar as ações de imunizações que, à época, eram caracterizadas pela descontinuidade, pelo caráter episódico e pela reduzida área de cobertura. O PNI disponibiliza, por ano, mais de 300 milhões de doses de vacinas para os estados e municípios visando à imunização de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Foi por meio deste programa que o Brasil conseguiu erradicar doenças como a poliomielite, a varíola e a rubéola.

A vacina é gratuita?
Sim. Todas as vacinas disponíveis no âmbito do SUS são gratuitas. Hoje, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece gratuitamente 19 vacinas para mais de 20 doenças.


Fonte: CONASS

Perguntas Frequentes

- Solicitar direto na administração do plano
- Solicitar pelo e-mail www.financeiro@plamesc.com
- Retirar a 2ª via no site www.plamesc.com.br

Os planos e saúde possuem carências nas quais precisam ser cumpridas. Isto pode diversificar de um contrato para o outro. Para saber mais sobre as carências do seu plano entre em contato pelo telefone (24)3323-3775.

O plano usufrui de um dos maiores hospitais da região para internações, um centro-médico com infraestrutura moderna e uma rede ampla de consultórios. Tudo isto pode ser visto no site www.plamesc.com na área de SERVIÇOS.

A solicitação pode ser feita direto na administração do Plamesc tendo o prazo de 15 dias úteis para a entrega da mesma.

Seguindo a tabela de dias para autorização concedida pela ANS (Agência Nacional de Saúde) os prazos variam de 2 a 21 dias, dependendo sempre do tipo de procedimento que está sendo solicitado.

Ainda com dúvidas?
Fale conosco no telefone (24)3323-3775
WhatsApp: (24)99998-8475

Fale com a Plamesc

Envie sua mensagem para nós. Nossa equipe de
atendimento está pronta para tirar todas suas dúvidas.

Solicitar Cotação
Fale Conosco
Atendimento pelo WhatsApp

PLAMESC
Rua São Sebastião, nº 32 , Centro, Barra Mansa - RJ | CEP: 27345-480

Política de Privacidade